Chuva e mínima de 14°C em SP e risco de geada no Sul: como fica o tempo nos próximos dias e no feriadão
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Massa de ar de origem polar deve chegar ao Brasil nesta semana e provocar uma queda nas temperaturas. Os estados que mais sentirão a chegada do frio são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Pedestres no Viaduto Santa Ifigênia, na região central de São Paulo
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A aproximação de uma massa polar que tem potencial para ser a mais intensa do ano vai fazer as baixas temperaturas prevalecerem nesta semana na região Centro-Sul do país. O deslocamento da massa polar ganha força a partir desta terça-feira (29) e vai manter a temperatura mais ameno até a próxima semana.
Os estados que mais sentirão a chegada do frio são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que devem ver os termômetros registrarem uma queda de 3ºC a 5ºC.
“Essa massa de ar polar tem potencial para ser a mais intensa do ano. Como consequência da sua chegada e o encontro com a massa de ar quente que estava no ar até então, haverá instabilidades e quedas na temperatura que poderão resultar em recordes de frio tanto em São Paulo quanto na serra gaúcha”, explica César Soares, meteorologista do Climatempo.
Pedestres se protegem do frio e da garoa na cidade de São Paulo, nesta manhã de segunda-feira, 13 de junho de 2023. Uma frente fria avança sobre o Brasil provocando chuva em São Paulo. A temperatura nesta terça-feira, 13, deve variar entre 15ºC a 20ºC.
RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Feriado com chuva e baixas temperaturas em São Paulo
Junto com o frio, está previsto chuva para o estado de São Paulo, por conta da instabilidade que chega com a diminuição da temperatura. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital paulista, os paulistanos precisarão de guarda-chuvas nesta terça, pois há previsão de chuva para a madrugada e à noite.
O Climatempo prevê mínima de 14°C e máxima de 22°C na quarta (30) e na quinta-feira (1). Para o meteorologista do Climatempo, a principal preocupação do paulistano no feriado não será a chuva, devido ao volume previsto, mas sim as baixas temperaturas.
“Os moradores da cidade vão precisar relembrar como é tirar do armário casacos e cobertores, o que eles não fazem há bastante tempo”, comenta o especialista.
Já para o interior, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, com volumes previstos de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h para as regiões de Sorocaba, Campinas, Vale do Ribeira, parte da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral sul e baixada santista.
O Inmet emitiu ainda um alerta de atenção às chuvas para as regiões de Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e Franca.
Geada pode afetar produtores rurais da região Sul
Por conta da mudança no tempo, o Inmet emitiu um aviso amarelo, indicando perigo potencial de geadas no Rio Grande do Sul entre às 3h e 7h da manhã de hoje.
O Inmet chama a atenção para a possibilidade de a geada afetar as produções rurais do interior do estado gaúcho e das que estão no meio-oeste de Santa Catarina, e região de general Carneiro no Paraná.
Chuva no litoral das regiões Norte e Nordeste
O litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte também deverão amanhecer com chuva nesta terça-feira (29), como consequência da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região. Os volumes que podem chegar a 50 mm.
A ZCIT é um sistema que se forma por conta do excesso de calor na região próxima a Linha do Equador. São correntes de vento muito úmidas que provocam o aumento das chuvas nas regiões Norte e Nordeste.
60 anos da TV Globo: JH mostra evolução tecnológica e importância cada vez maior da previsão do tempo